Alentejanos por três dias

Começamos o ano na Costa Vicentina. No final do Inverno, quando ainda o mar está agreste, perigoso para nadadores amadores e com uma imponência que se sente, e quase se cheira, nas fotografias.


É assim, nas praias da Zambujeira do Mar, no Sudoeste Alentejano, um cenário que se estende até ao Cabo Sardão, uma das zonas mais privilegiadas do mundo para observar ninhos de cegonhas.


Aproveitámos esta visita fora do calendário turístico, para conhecer algumas das muitas aldeias e vilas, com as suas ruas estreitas, calcetadas com pedras gastas pelos tempos, que serpenteiam por casinhas baixas, a maioria ainda caiadas de cal, testemunhos de tradições de tempos idos.


Os mais velhos não escondem a curiosidade por estes turistas fora de época e com os bons dias oferecem ajuda para dar orientações espontâneas que consideram pertinentes.



Se nos seguirem até ao Litoral Alentejano, aqui fica uma última sugestão: Optem por uma das herdades de turismo rural do Parque Natural onde é dada especial atenção à decoração, na linha dos tradicionais montes e onde se começa o dia sem pressa, desfrutando dos produtos locais.

Sem comentários: