Despropositado ou sinceridade?


Porque em qualquer viagem existem sempre momentos insólitos, um que nos faz sorrir ainda hoje aconteceu Camacha, bem no interior da ilha.

Por indicação de um ilhéu, conhecedor dos segredos gastronómicos da sua terra, fomos almoçar Taberna dos Caçadores.

A publicidade entusiástica que este senhor nos fez incluía vista para a serra e para o mar. Uma insuspeita taberna, em que o dono, chef e homem dos mil ofícios, nos iria prepara pratos que poderiam ser servidos no mais cosmopolita dos restaurantes.

Porque gostamos de nos aventurar, lá fomos nós, em direção à estrada velha da Camacha. Ora o que a publicidade não incluía é que este chef gostava de descansar… e muito.

13h. e porta fechada. Atrevemos a bater, pois podia ser um restaurante de acesso restrito. Podia, mas não era. Estava mesmo fechado.

Temos fome. Solução óbvia? Vamos ao restaurante ao lado. A meio caminho entreabre-se a porta e surge uma cabeça grisalha, despenteadíssima e com olhos a adivinhar uma noite anterior intensa.

- O que querem ??

- Boa tarde, vínhamos almoçar. Um senhor na Vila diz que este restaurante serve almoços e os prat….

- Está fechado.

E esta alma, que nasceu para comerciante, bate com a porta.

Não se almoçou nada mal no restaurante contiguo, O Estrela do Norte. Funcionava num edifício rústico e bem decorado. Findo o repasto e depois de uma manhã a andar a bom ritmo, decidimos regressar de autocarro à Vila, tanto mais que o gerente do restaurante havia garantido que o percurso era feito por estradas que ainda não conhecíamos.

E eis que, quando o nosso grupo está calmamente sentado à volta da paragem é abordado pelo dorminhoco mal humorado… que trazia uma caixa plástica na mão com o percebemos depois serem vários filetes de salmão a marinar.

De forma determinada disse: Têm que voltar. Eu faço o melhor salmão da ilha. Cheirem! (o homem para além de nascer para comerciante, é um relações publicas nato).

Entre a surpresa por esta abordagem rústica e o ficar sem argumentos por tal assertividade, ele foi-se embora a gritar

- Se soubesse que eram tantos tinha feito o almoço.

Podia ter muitos defeitos, mas de falta de sinceridade não o podemos acusar.

Sem comentários: