Ferrara

 


Nova descoberta de mais uma cidade italiana cujo centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade da UNESCO, desta feita em 1995. Cada cidade destas é tão singular que se torna difícil destacar uma.

Assim que chegámos constatamos que, tal como na vizinha Bolonha (estamos apenas a cinquenta quilómetros), aqui também predominam os tons vermelhos terrosos.

Primeira recordação associada a Ferrara: O Castelo Estense, a joia medieval da cidade. Pertença da família D’Este, uma importante dinastia europeia, este castelo oferece-nos tudo: Ponte levadiça, fosso cheio de água, torres altaneiras, capela, calabouços e tectos ricamente decorados. 

A descoberta de sonho de qualquer turista que, se for muito curioso, perde aqui um bom pedaço de tempo.

O segundo símbolo da cidade é a Duomo, Catedral de S. Jorge. Com a sua fachada branca e rosada e mistura de estilos arquitetónicos destaca-se na Piazza Trento Triestre. Até 1117 existiu neste local a Catedral de S. Jorge Extramuros, ano em que foi destruída por um terramoto. Foi em 1135 que se iniciou a construção a actual Catedral, primeiro consagrada à Virgem Maria e depois a S. Jorge.

Impossível não reparar no tímpano da fachada externa, uma obra-prima que representa o juízo universal único exemplo iconográfico na Itália cujo autor anonimo encontrou obvia inspiração nos escultores das catedrais góticas francesas.

Há tanto para onde olhar, mas ainda assim não se esqueçam de observar na lateral direita da igreja, as arcadas Loggia dei Mercanti, uma cobertura usada para o comércio, desde os tempos medievais, e que chegou aos nossos dias em perfeito estado de conservação.

Em passo lento, ao ritmo do obliterador da maquina fotográfica,  acabamos de contornar toda a Piazza Trento e Trieste, também conhecido pelo antigo nome de Piazza delle Erbe e seguimos para a  Piazza del Municipio, onde o nosso olhar se perde volta a perde entre o Palazzo Municipale, a estrutura singular da Scalone d'Onore, e a Torre dell'Arengo, ou Torre dell’Orologio, com mais de quatro séculos.


Dica: Nesta cidade os principais monumentos concentram-se numa área restrita por isso fizemos a exploração a pé, para melhor apreciar a atmosfera agradável das praças refinadas, das ruas graciosas e parar para saborear um café sem pressa.

Sem comentários: