Descobrir a ilha


Há quem fique pela praia e não visite a ilha. Fica preso a essa espécie de autoestrada de areia branca e pensa (erradamente) que num “bocadinho” tão pequeno pouco mais haverá para ver do que o que a vista alcança. Erro de amador.

Da ponta Este até à extremidade Oeste, passando pela Costa Norte, vão poucos minutos de distância, mas há miradouros escondidos, montanhas surpreendentes, mudanças de vegetação e até um mini zoo que surpreendem a cada passo.


Única escolha possível: calçar os sapatos mais confortáveis e partir ao encontro dos caminhos menos evidentes de Porto Santo. Caminhos não, veredas, que levam a locais quase secretos, que são impossíveis descobrir de outra forma.

Uma caminhada do Pico Branco à Terra Chã, pelo Pico da Ana Ferreira e Pico do Castelo entusiasmas-nos o suficiente para querermos alcançar o Pico do Facho, o ponto mais alto da ilha.

Ah… e Ponta da Calheta um lugar de eleição por ser aqui que termina o longo areal. O lugar onde a areia dá lugar às rochas, às falésias e a ilha se transforma numa montanha, aliás, em várias pequenas montanhas.

Numa descrição tão exaustiva, só não consigo colar aqui o principal: O cheiro a mar, o som da areia a ceder aos nossos passos, o cheiro da brisa entre a vegetação, o raio de sol que consegue fintar os nossos óculos de sol.

Afinal as melhores lembranças não ficam nas fotos, ficam nas nossas memórias.



4 comentários:

cyber pc disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ch disse...

Android Apks - is a place where you can fiAndroid Apks - is a place where you can find paid best android apk apps games to download free full version for mobile, tablets.
sweet selfie camera download for pc free download

ch disse...

Get help installing PC software on your computer, including installing software on Windows 10 devices, in this free lesson.
fight of animals download

Arslan PC disse...

Kindly Visit my website for cracked software, Windows & Mac. Download Now Latest Versions.
Avast Cleanup Premium Crack