Estádio Santiago Bernabéu

 


Este é um daqueles lugares que dispensa grandes apresentações até para os que não são amantes de futebol. Inaugurado em 1947, o nome é uma homenagem ao homem que foi presidente do clube de 1943 até a sua morte em 1978.

É muito fácil de chegar aqui, o estádio fica na Avda. de Concha Espina, 1 à saída da estação de metro com o mesmo nome: Santiago Bernabéu (linha 10).

Como fomos no Inverno não compramos os bilhetes com antecedência, até porque está foi uma visita não estava nos nossos planos, foi um daqueles felizes impulsos.

Tivemos sorte, porque a visita privada começava daí a trinta minutos, e como diferença de preço para a visita colectiva não é relevante, optamos por esta modalidade, que proporciona explicações mais detalhadas e mais tempo para apreciar e fotografar. O tour começou na torre B, pelas bancadas superiores para uma vista panorâmica de todo o campo.

Prosseguimos para a sala de trofeus, pelos vestiários e por fim vamos até ao banco dos suplentes. Digamos que toda a história do Real Madrid desfila diante de nós.


O vestiário dos jogadores é um dos locais mais interessantes para quem é fã do clube, pois é aqui que os atletas ficam para se preparar para cada jogo. Para a sensação ser ainda mais realista a visita do tour segue pelas escadarias que dão acesso ao campo.

A visita privada dura cerca de uma hora e meia e chega ao fim quando entramos no campo e saímos pela sala de conferencia de imprensa, onde jogadores e técnicos dão entrevistas. Como somos os únicos permitem que nos sentemos na mesa para tirar uma foto como se fôssemos do clube.

Quando nos despedimos da nossa guia estamos na inevitável loja de merchandising, como seria de esperar.

Mesmo para quem não acompanha a história do clube é uma visita interessante já que ele está intrinsecamente ligado à história de Madrid.

Dica: Não façam a visita em dia de jogo para a visitar não ser encurtada;

Dica: Caso pretendam visitar o estádio na época alta devem consultar no site do clube as horas da visita e comprar os bilhetes online, pois dizem-nos que em certos meses existem longas filas de espera.

Sem comentários: