San Lorenzo de El Escorial

 


San Lorenzo é vila pequena que tem o seu ponto de interesse no Monasterio de El Escorial, pelo menos é assim que é apresentada por uma boa parte dos guias turísticos. Sim é pequena, mas não sejamos tão injustos. Tem alguns bons restaurantes para almoçar e repor as energias gastas nas visitas matinais e há pelo menos dois locais que merecem o nosso olhar.

Ofuscada pelo esplendor do Mosteiro, na Via Floridablanca, 7, fica o engraçado Santuário Parroquial de Nrta. Sra. de Gracia, com o seu ar gasto pelo tempo.

Conta-se que antes da construção do Mosteiro de El Escorial, especialmente na área do Bosque Herreria, existiam um grande número de ermidas. No final do século XVI essas ermidas foram sendo gradualmente abandonadas, restando apenas a da Virgen de Gracia.

Sabe-se, através de documentos existentes no Arquivo do Paço Real, que os habitantes da região desde o século XVI que celebravam nesta Ermida a festa da Virgem de Gracia, sempre no segundo domingo de Setembro. Faziam uma procissão para agradecer as boas colheitas e também para pedir que a chuva viesse, em abundância, preparar os campos para as próximas colheitas.

Em 1890, devido a dificuldades económicas, a realização da procissão foi interrompida, seguiu-se o abandono e a pequena ermida acabou por ruiu.  Em 1945, um grupo de residentes da vila reconstruiu a ermida, a poucos metros de onde se encontrava a original, e recuperou a tradição da romaria, que continua até hoje. Infelizmente a imagem original da Nrta. Sra. de Gracia (datada entre os séculos XIII e XIV) foi destruída durante a guerra civil.

A história desta ermida podia ser a história do próprio pais, uma historia de opulência, guerra, perda e recuperação.

Houve ainda tempo para ir conhecer o mercado local. Para além das cores e dos cheiros típicos destes locais, o mercado é por si só também um testemunho da história local: Datado do final do século XVIII, a construção destaca-se pela fachada principal de granito, o acesso através de um grande arco central e as arcadas que formam o pátio interior.

Infelizmente também ele foi vitima da Guerra Civil tendo sofrido alguns danos e, devido ao posterior abandono, perdeu o envidraçamento superior.

Após obras de beneficiação, voltou a ter o encanto do pequeno mercado antigo, que permite fazer sobressair os cestos de frutas coloridos harmoniosamente dispostos, fiadas de legumes secos que ondulam suavemente por cima dos compradores, enquanto no centro um chafariz de data antiga, está decorado com vasos como se do nosso alpendre se tratasse.

Mais uma vez testemunhos da história Espanha com os seus feitos e as suas contentas.

Dica: Mesmo que um local vos pareça pequeno, não deixem de passar por lá.

Sem comentários: