San Michele in Bosco

 

Depois dos quatro quilómetros de subida até à Basílica de San Luca, no dia seguinte, partimos à conquista de uma nova colina:San Michele in Bosco. A caminhada foi mais curta e a recompensa chegou muito mais rápido.

É sem margem de dúvida um lugar fantástico para observar os telhados e os céus da cidade de Bologna em todo o seu esplendor! Não estava incluído na nossa lista, foi uma descoberta no local, uma feliz casualidade.

O Mosteiro San Michele in Bosco compreende a igreja, o antigo convento adjacente e vários monumentos anteriores ao século XV.

O interior da elegante igreja que está dividido em dois andares, um para os fiéis, o outro para o coro dos monges, exibe valiosas pinturas e esculturas dos séculos XVI e XVII.

Vale a pena visitar a sacristia e o coro profusamente decorados com magníficos afrescos do século XVI.

No presbitério, a porta direita leva ao longo corredor do antigo convento, onde podemos visitar o Hospital Rizzoli e observar a Torre Asinelli a partir da janela. Um efeito óptico que se tornou uma atração turistica. À medida que nos distanciamos da janela, a torre pareça estar cada vez mais perto, um efeito que faz com que fiquemos a oscilar no corredor vários minutos enquanto tentamos perceber a dinamica.

Aconselho, no entanto, a confirmar o horário de visita, que varia de acordo com a altura do ano.

Se de todo não conseguirem lá ir durante o período de abertura ao publico, o conselho é ir na mesma, pois é um dos pontos mais belos das colinas circundantes e o miradouro oferece uma vista verdadeiramente fotogénica dos telhados e das suas torres.

Dica: Para que não quiser fazer mais uma caminhada colina acima (mas deviam, porque esta é uma subida suave pelo meio de um encantador e tranquilo bosque) podem utilizar a carreira de autocarro Nº 30 que parte da Piazza Minghetti e termina precisamente em San Michele in Bosco.

Sem comentários: