Sacre Coeur

Um momento que  recordo com particular emoção desta viagem foi a minha primeira visita ao Sacre Coeur.

Depois de subir a extensa escadaria de pedra, olhar para trás enquanto recuperava o folgo, e ver a cidade aos nossos pés, foi...

De todos os pontos de Paris pode-se apreciar a Basílica de Sacre Coeur. Situada no alto de Montmartre (Morro dos Mártires), onde diz a tradição que era o reino do mártir Saint Denis, o primeiro bispo de Paris, no século III.

A ideia de construir um templo dedicado ao Sagrado Coração surgiu depois da guerra franco-prussiana (1870), e da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Fleury de erguer uma igreja caso a França sobrevivesse as investidas do exército alemão.

Paul Abadie foi o arquiteto responsável, depois de vencer um concurso com mais de 77 concorrentes.

O estilo tem influências romanas e bizantinas. Muitos elementos da basílica são baseados em temas nacionais: o pórtico, com três arcos, é adornado pelas estátuas de Santa Joana D'Arc e do Rei São Luis IX, o sino de 19 toneladas (um dos mais pesados do mundo), refere-se à anexação de Savoy, em 1860.

A construção começou em 1875 e foi concluída em 1914, embora a consagração da basílica tenha ocorrido apenas após o final da Primeira Guerra Mundial.


Construído em pedra de 'travertine" de Château-Landon (Seine-et-Marne) dispersa, constantemente, cálcio garantindo esta extrema alvura  mesmo com chuvas e poluição.

O mosaico no apse, chamado Cristo em Majestade, é um dos maiores do mundo.
Bom, mas também tenho aqui a memória de ter efectuado a minha primeira compra de candonga…. Eu tento, mas isto vem sempre ao de cima, em mim!!!

Uma mochila giríssima, transacionada naquelas escadarias por 12 francos!!!
Ainda hoje a tenho!!!

Sem comentários: