Zoo de Paris

Quando sai de Chateau Vicennes, e após um almoço num restaurante italiano, onde todos os empregados estavam vestidos como ser pertencessem à "Cosa Nostra", fomos visitar o Jardim Zoológico

A capital francesa tem dois jardins zoológicos, mas apenas o existente no Bois de Vincennes tem esse nome, o outro perto da Gare d'Austerlitz sempre foi chamado menagerie.


Ocupa uma área triangular de dimensão modesta, 15 hectares, e possui três entradas. Na entrada Noroeste (para quem vier de metro, saindo em Porte Dorée, como eu) começa a visita pelo local onde um panda gigante pode ser venerado.


De seguida passamos pela girafa e à esquerda, encontramos uma modesta casa com uma das mais raras residentes no zoológico: o pequeno primata aye-aye oriundo das florestas tropicais de Madagáscar. Disseram-nos que o número de jardins zoológicos, em todo o mundo, que têm um exemplar podem ser contado em uma mão.

O zoo também tem uma boa colecção de lemurs. Se voltarmos à girafa (ou melhor, aos leões marinhos) e continuarmos no sentido inverso do relógio, ao longo do perímetro, ficamos a conhecer todos os restantes habitantes deste encantador local.

Fiquei bastante agradada ao verificar, que os seus felizes habitantes , possuem um espaço para estar no Verão, e um outro aquecido, para o frio Inverno Parisiense. Foi bem acomodadas e aquecidas, que encontramos as girafas, com um bébé recém nascido!

Continuamos o nosso percurso.

A Leste, encontramos uma montanha artificial, habitada por habitada por alces, kangurus e abutres. A Oeste, é principalmente terreno plano e menos povoado.

Curiosamente este jardim zoológico, que é considerado o número um em França, não tem uma home page, - a coisa mais próxima é uma única página em
http://www.mnhn.fr/mnhn/sites/parczoo.html

Sem comentários: