Ano cheio

Em Junho 2004, voltei ao SPA das Caldas da Felgueira, usufruir dos banhos de lama, do banho Vichy… da hidromassagem
No início chamadas Banhos ou Caldas de Vale de Madeiros, nome por que é designada até cerca de 1880. Após esta data começa a ser chamada por Felgueira de Cantagalo, pelo facto de o arquitecto Rodrigo Maria Berquó, que dirigiu a exploração da nascente, ser filho dos Marqueses de Cantagalo.


Actualmente, e há já muito tempo, que a Felgueira tem o nome pela qual hoje é conhecida - Caldas da Felgueira.

Perdida no meio do vale do Alto Mondego, na sua margem direita, a 25 Km de Viseu, encontra-se a 220m de altitude, enquadrada pelas serras da Estrela, do Buçaco e do Caramulo, a Felgueira pertence ao concelho de Nelas e a duas freguesias, a de Canas de Senhorim e a de Nossa Senhora da Conceição de Nelas, inserida na região de turismo Dão Lafões sendo fácil a sua localização, quer para quem viaje do sul através da IP3 , quer para quem se dirija do norte pela IP5.
Também através da linha internacional de caminhos de ferro com a estação de Nelas a 5 Km, onde os principais comboios tanto nacionais (Inter Cidades) como o internacional Sud-Express - Lisboa-Paris. E por último o aeródromo Guimarães Lobato, em Viseu, completa assim a malha de acessibilidade ao local.

Graças à sua localização, as Caldas da Felgueira permitem a descoberta das regiões demarcadas do vinho do Dão e do queijo da Serra da Estrela, as rotas das aldeias históricas, a pintura de Grão Vasco ou os automóveis antigos do Caramulo.

Sem comentários: