Bruparck

Uma agradável surpresa foi a descoberta de Bruparck.

Ao principio achei estranho… Fui recebida por um tipo vestido de tartaruga gigante, que me abraçou e não me queria largar… Afinal era para tirar a foto da praxe… Depois venderam as fotos em conjunto com uns porta chaves… recuerdo tipicamente turistico.


Mas tirando este momento mais folclórico, e depois de se livrarem da tartaruga, recomendo a visita a este local…

A Mini Europa está situada em Heysel, ao lado do Atomium, e contém réplicas de edifícios famosos, apresentados em escala de 1:25. Os edifícios da exposição são conhecidos elosseus detalhes minuciosos.

Existe um total de 350 modelos de edifícios e monumentos referentes a 70 cidades da União Europeia. Cada miniatura tem um botão que quando pressionado toca o hino nacional do pais em causa.



Descobri lá monumentos como a Torre de Belém (Lisboa), paisagens naturais como a Foz do Douro (Porto) e até uma animação do Vesúvio em actividade (Itália). Em 1987 diversos historiadores de arte seleccionaram cerca de 100 edifícios de importância cultural e é desta lista que muitos modelos da Mini Europa foram escolhidos.
O trabalho feito com fotos detalhadas no local de origem dos edifícios teve um custo aproximado de € 200,000 e também foram necessárias muitas viagens para verificar todos os detalhes e poder reproduzi-los na escala de 1:25.

Para construir os pré-modelos, 55 oficinas de 9 estados membros colaboraram, incluindo o estudo de uma grande variedade de materiais, que foram então utilizados para criar os moldes chegando ao modelo final de poliéster e só depois disso foram pintados.
O processo de construção foi extremamente trabalhoso e intenso, dispensando milhares de horas para construir cada réplica.
Uma nota para dizer que não obstante todo o pormenor observado, o detalhe da Torre Eiffel é dos mais pobres. Pena…
O Bruparck tem em redor um conjunto de bares e restaurante, com uma oferta diversificada e agradável. Aconselho um jantar neste local!

Sem comentários: