É também junto ao Obelisco o melhor local para ver o Papa, na sua tradicional bênção, ao Domingo.
.
O Apartamento Papal (em italiano Appartamento Papale) é a designação não-oficial dado ao grupo de apartamentos, tanto privados quanto estatais, dispostos em torno do Pátio de Sisto V, (cortile di Sisto V) no terceiro andar do Palácio. É também conhecido em italiano por diversos outros termos, incluindo appartamento nobile e appartamento pontificio.

Desde o século XVII o Apartamento Papal tem sido a residência oficial do Sumo Pontífice. Antes de 1870, a residência oficial era o Palácio Quirinal que, actualmente, é a residência oficial do Presidente da Itália.
O apartamento tem dez quartos que incluem vestíbulo, escritório para o secretário papal, escritório particular do papa e o seu quarto, gabinete médico (para tratamento dentário e cirurgias de emergência), sala de jantar, sala de estar e a cozinha.
O apartamento têm ainda uma cobertura ajardinada e os aposentos das funcionárias, freiras alemãs beneditinas, que gerem a Casa Papal.
É da janela do escritório (loggia decorada com frescos), que, aos Domingos, o Papa aparece para saudar e abençoar os peregrinos que se juntam na Praça de São Pedro.

O Apartamento Papal costuma ser redecorado para cada novo Papa, seguindo projectos que estejam de acordo com as preferências do novo Pontífice. As últimas obras forem realizadas em 2005, depois da morte de João Paulo II e a eleição de Bento XVI .
Após as obras de restauro e beneficiação, Bento levou todos os seus pertences pessoais para o apartamento papal, incluindo um piano vertical.
Sem comentários:
Enviar um comentário