Mas Roma é mesmo a cidade das igrejas. Com mais de 500, algumas tinham que estar envoltas em lendas e "estórias". É o caso da Chiesa Santa Maria della Vittoria.
Igreja barroca dedicada, inicialmente, a São Paulo foi construída pelas Carmelitas Descalças entre 1608 e 1620. A igreja foi renomeada após a batalha da Montanha Branca (em Praga), na Guerra dos Trinta Anos, onde as tropas católicas venceram as protestantes . Assim, em 1620, foi dedicada à Virgem Maria.
Sobre o altar mor foi colocada um ícone de Nossa Senhora, proveniente de Boémia.
Mas, em dúvida, parte da fama deste templo deve-se a albergar uma das obras mestres do barroco, a Capela Cornaro, espectacular e teatral espaço presidido pelo grupo escultórico que representa o Extásis de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini, quiçá a obra mais conhecida deste artista. É também considerada a obra mais escandalosa na sua época. Esta imagem, como toda a história do êxtase místico de Santa Teresa, está envolta em grande controvérsia, originada em parte pela grande conotação sensual da estátua de Bernini, e da própria lenda de Santa Teresa. Dizem que o êxtase aqui é representado de uma forma muito física.
A estátua tem a sua origem num episódio descrito por Santa Teresa de Ávila no qual narra como um anjo lhe atravessa o coração com um dardo de ouro. A cena recolhe o momento no que o anjo saca a seta, e a expressão do rosto mostra os sentimentos de Santa Teresa, mistura de dor e prazer.
Sobre o altar mor foi colocada um ícone de Nossa Senhora, proveniente de Boémia.
Mas, em dúvida, parte da fama deste templo deve-se a albergar uma das obras mestres do barroco, a Capela Cornaro, espectacular e teatral espaço presidido pelo grupo escultórico que representa o Extásis de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini, quiçá a obra mais conhecida deste artista. É também considerada a obra mais escandalosa na sua época. Esta imagem, como toda a história do êxtase místico de Santa Teresa, está envolta em grande controvérsia, originada em parte pela grande conotação sensual da estátua de Bernini, e da própria lenda de Santa Teresa. Dizem que o êxtase aqui é representado de uma forma muito física.
A estátua tem a sua origem num episódio descrito por Santa Teresa de Ávila no qual narra como um anjo lhe atravessa o coração com um dardo de ouro. A cena recolhe o momento no que o anjo saca a seta, e a expressão do rosto mostra os sentimentos de Santa Teresa, mistura de dor e prazer.
Segundo as suas próprias palavras: "Veíale nas mãos um dardo de ouro longo, e ao fim do ferro parecia-me ter um pouco de fogo. Este pareceu-me meter pelo coração algumas vezes, e que me chegava às entranhas. Ao sacar-lhe, parecia-me levava-as consigo, e me deixava toda abrasada num grande amor de Deus. A dor era tão forte que lançava gemidos, mas esta pena excessiva estava tão ultrapassada pela doçura que não desejava que terminasse. A alma não se contenta agora com nada menos que Deus. A dor não é corporal senão espiritual, ainda que o corpo tenha a sua parte nela . É um intercâmbio amoroso tão doce o que agora tem lugar entre a alma e Deus, que lhe peço a Deus em sua bondade que faça o experimentar a qualquer que possa pensar que minto... "
Pronto, esta descrição não ajudou!!!!
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