Fontana de Trevi

Para mim, Roma é a FONTANA di TREVI, a Fonte dos Trevos!

Uma fonte cheia de história que faz parte da cidade!

É um monumento à beleza e à grandeza de um povo.

A sua grandeza “esmaga” a Piazza di Trevi . Com 26 metros de altura e 20 de largura é a maior e mais ambiciosa construção de fontes, do Barroco, em Itália.

O espaço central é dominado pela figura de Neptuno guiando uma carruagem puxada por dois cavalos, geralmente descritos como o cavalo "agitado" e o outro "manso". Os cavalos são guiados por dois tritons, esculturas de Bracci, 1762

Diz a lenda que, ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilómetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte). A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine , um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma no ano 19 a.c.

Duas Curiosidades: O folclore tradicional diz que se os visitantes atirarem uma moeda para o chafariz, fica assegurado um retorno a Roma (eu aqui não poupei) .

Diz também que dá sorte atirar três moedas com a mão direita sobre o ombro esquerdo para a fonte (esta eu não sabia, mas para a próxima visita não perdoo).

Cerca de 3.000 euros são lançados à fonte, diáriamente, e recolhidos à noite. O dinheiro é usado para subsidiar um supermercado para os necessitados em Roma (esta parte eu não precisava de saber. Acabou com o meu mito de que o dinheiro era para a Fonte!!).

No entanto, existem tentativas regulares de roubar moedas. Acredito.

Sem comentários: