Galinha do campo não quer capoeira!!!!!

É verdade que eu disse que tinha interesse em conhecer o Gerês, mas meus senhores, ia morrendo de tanto tédio. Sugestão de ouro: atenção ao número de dias que reservam no hotel!


Mas houve dias bem preenchidos: Como a visita a S. Bento da Porta Aberta. O culto a S. Bento, em Rio Caldo, deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Em 1640, é construída a primitiva ermida, numa pequena elevação.

Segundo a tradição, esta possuía um alpendre, como a maioria das capelas do alto dos montes, e tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava... daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta.

O actual Santuário é recente,do século XIX. São dignos de realce os painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, assim como o retábulo de talha coberto a ouro. Devido ao aumento do número de peregrinos, em 1998, foi inaugurada a actual Cripta.


Outro monumento que vale a pena conhecer é a Nossa Sra. da Pena. Uma surpresa ver uma edificação daquelas no meio de uma serra!

Último destaque para a fronteira com a Galiza, saímos pela Portela do Homem, e conhecemos aquelas aldeias galegas pouco divulgadas, que não constam dos roteiros turísticos, e nos reservam pequenas surpresas.

Mas descobri que algo esta errado, quando acordei com uma barulhão, de tantas pancadas…. Pois, era mesmo o meu coração a entrar em taquicardia, de tanto descanso….

Neste dia descobri, que realmente fui fadada para destinos que começam no Aeroporto da Portela…

Sem comentários: