
Mas houve dias bem preenchidos: Como a visita a S. Bento da Porta Aberta. O culto a S. Bento, em Rio Caldo, deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Em 1640, é construída a primitiva ermida, numa pequena elevação.
Segundo a tradição, esta possuía um alpendre, como a maioria das capelas do alto dos montes, e tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava... daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta.
O actual Santuário é recente,do século XIX. São dignos de realce os painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, assim como o retábulo de talha coberto a ouro. Devido ao aumento do número de peregrinos, em 1998, foi inaugurada a actual Cripta.

Outro monumento que vale a pena conhecer é a Nossa Sra. da Pena. Uma surpresa ver uma edificação daquelas no meio de uma serra!

Mas descobri que algo esta errado, quando acordei com uma barulhão, de tantas pancadas…. Pois, era mesmo o meu coração a entrar em taquicardia, de tanto descanso….
Neste dia descobri, que realmente fui fadada para destinos que começam no Aeroporto da Portela…
Sem comentários:
Enviar um comentário