Enviada Especial... Alma de Viajante

Barcelona

Uma maneira de conhecer Barcelona é seguir a "rota" das obras de Gaudi.

Começar pelo ex-libris da cidade, a Sagrada Família. Uma catedral que nos esmaga pelo tamanho pelos pormenores mais pequenos, mas que já tem uma mistura de estilos tão grande (já tantos arquitectos aí trabalharam) que não consigo encará-la como uma obra "Gaudi".

Subir até ao Parque Güell, um parque urbano pensado para a aristocracia da época. É excepcional, com vistas sobre a cidade e muitos azulejos. Está povoado pelos animais fantásticos criados pelo Gaudi, com zonas a convidar ao descanso, à contemplação e outras ao namoro.

No entanto, na época, não teve muito sucesso... só o industrial Guell e o próprio Gaudi construiram lá uma casa.

Começando a descer a cidade, passamos pela Casa Vicens. É um dos exemplos mais antigos da sua arquitectura, com influências mouriscas que mais tarde se atenuaram e desapareceram.

No Passeig de Gracia encontramos mais duas obras de arte.


Um pouco acima temos a Casa Milà, mais conhecida como La Pedrera. Toda revestida a pedra, a sua imagem é um ícone de Barcelona, sem uma superfície recta visível. O acesso à cobertura é possível, onde se veêm mais alguns animais, produto da imaginação do Gaudi.

Mais abaixo... a Casa Batló. Quanto a mim a mais conseguida das casas do Gaudi, bela por dentro e por fora, onde tudo é único e excepcional. A entrada é cara... mas vale bem a pena.

São mais de 6 km. a andar por Barcelona, 6km de cansaço, de espanto e admiração.

Outras obras do Gaudi existem pela cidade. E muitos outros pontos de interesse. Mas isso tem de ficar para outros dias... um é pouco.

By Alma de Viajante


1 comentário:

Rita disse...

Já vi!!!!!!!!!!!!!!!!! finalmente!