Lourdes

Porque as pernas também não aguentam tanta subida de colinas, desta feita optamos por uma visita menos exaustiva, na base dos Pireneus.

Aproveitando a proximidade de Toulouse percorremos os 133 quilómetros até Lourdes. A ida de comboio pode ser algo confusa, pois de manhã à hora de ponta é muito comboio a partir das mesmas linhas com poucos minutos de intervalo o que pode originar enganos para a direção errada. Estejam atentos caso seja esta a vossa opção.

Para além de importante local de turismo religioso, a cidade tem uma longa historia, mais antiga que as aparições e há vários pontos de interesse de que se destaca o castelo fortificado construído nas montanhas.

Quando chegámos iniciamos a nossa visita com um passeio exploratório pelo centro. Fora da época alta a cidade quase pára e a maior parte dos estabelecimentos comerciais está encerrada. Contudo apesar dos taipais percebe-se que estas ruas têm quase exclusivamente restaurante, alojamentos, lojas de lembranças e um número inacreditável de locais de venda de artigos religiosos.

O centro deserto da cidade contrasta com o número de pessoas que se dirigem ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Quando nos aproximamos o nosso olhar é de imediato captado pela gigantesca coroa dourada que adorna a Basílica.

Construído em cima da gruta onde aconteceram as aparições, ele é na verdade um complexo com várias igrejas e capelas. Além desta estrutura, a gruta de Massabielle e a bela vista do Rio Gave de Pau trazem a este lugar um ambiente algo diferente.


A água da gruta onde aconteceram as visões da Virgem Maria à muito jovem
Bernadette Soubirous
, é tida como milagrosa. Dizem os entendidos que é preciso beber ou tocar nela para receber as graças desta santa católica. Fica explicado porque as lojas de que a pouco falávamos têm todas elas centenas de pequenos frascos vazios, de vários tamanhos, à venda.

Em frente á gruta estão sempre a chegar pessoas interruptamente seja para visitar a gruta seja para acender uma vela nos suportes de ferro estrategicamente colocados no local.

Mesmo quem não tenha apetência para visitas de cariz religioso aconselha-se a visita pela grandiosidade e arquitectura do local.

Sem comentários: