Pavia, aquela que não se fez num dia

 

Foi numa manhã ensolarada que a nossa curiosidade nos levou a quarenta quilómetros de Milão para passar o dia em Pavia.

Pavia tem uma história tão longa como fascinante. A cidade começou por ser um acampamento militar no século III a.c. que protegia a primeira ponte romana construída sobre o rio Ticino. Foi a capital do reino dos lombardos no século VI. Viu nascer uma universidade no século XIV e o Ospedale di San Matteo no século XV, uma clínica medieval para todos os doentes que precisavam de cuidados médicos e que actuamente é um dos hospitais mais importantes da Itália.

Hoje é apenas uma cidade encantadora, adorável, repleta de arte e que manteve o seu centro histórico com esplendorosas igrejas medievais, ruas de paralelepípedos e casas de fachadas de tom terracota quente.

Na antiguidade Pavia foi conhecida como "a Cidade das 100 Torres" mas, atualmente, restam apenas três torres que moldam o horizonte e podem ser vistas de vários pontos da cidade. 

Da Torre Cívica, que era um simbolo da cidade, restam apenas alguns vestigios

Construída no século XII com 78 metros de altura, a torre desabou inesperadamente, em 1989, causando temor na população que passou a recear os prédios antigos da cidade, obrigando a que vários monumentos tenham vindo a ser escorados e restaurados.

Sem comentários: