Base Aérea N.º 4 - Base das Lajes

 


Já refeitos do nosso safari vulcânico, decidimos que hoje o dia era dedicado à Vila da Praia da Vitória.

A caminho da cidade, e graças aos nossos mais recentes amigos, foi-nos permitida uma rápida visita à Base Aérea das Lajes com direito a enquadramento histórico. Situada na Freguesia das Lajes, da Vila da Praia da Vitória, a base tem também anexo o molhe norte do porto da vila ao qual está ligada por uma estrada militar.

Com uma área de cerca de 10km2, foi construída em 1941 no decorrer da Segunda Guerra Mundial, dado o seu posicionamento estratégico em pleno Oceano Atlântico. Com a saída dos britânicos, em 1946, um destacamento das Forças dos Estados Unidos transferiu-se, definitivamente, para a Base das Lajes oficialmente designada como Base Aérea N.º 4.



Quando entrámos o portão foi como chegar a um enclave dos Estados Unidos. Um condomínio fechado com muros e gradeamentos, uma grande escola (que alberga desde a pré-primária ao ensino universitário) quatrocentas moradias amplas com jardim e vista para o mar, tipicamente americanas. O nosso cicerone descreveu-as como sendo todas iguais: uma grande cozinha, lavandaria no primeiro andar, ventoinhas no teto em todas as divisões, tomadas elétricas de 110 volts em vez dos 220 volts portugueses (para que os americanos não alterem o seu quotidiano). Ainda de acordo com ele, a tipologia das moradias (do T2 ao T4) era atribuída de acordo com a patente militar.

Para dar realismo a sensação de estarmos em território americano, cruzámos como uma robusta jovem estudante a caminho da escola a beber Coca-Cola por uma palhinha de um copo que trazia debaixo do braço. Eram 08.30 da manhã. Entretanto passa por nós um autocarro de transporte do contingente americano à cidade, um Blue Bird.


Realidades americanas!

Alguns anos depois a base abriu visitas ao publico, mas naquela altura, foi um início de dia diferente para nós.

Hoje com uma realidade diferente e personagens diferentes valerá com certeza a pena visitar um local que é um testemunho histórico da história recente, e onde são proporcionadas visitas à Torre de Controlo, ao Quartel dos Bombeiros e ao Núcleo Museológico da Unidade.

Sem comentários: