Algar do Carvão


Um dos locais mais impressionantes que visitámos. A 583 metros de altitude, está classificado como Monumento Natural Regional, devido às suas características únicas.

Advertimos que não há fotografias que consigam descrever este local. Tentámos, mas ficámos sempre muito aquém da realidade. Só mesmo indo lá, para ver e sentir.

O cone vulcânico que alberga no seu interior o Algar do Carvão, situa-se sensivelmente a meio da ilha Terceira, a norte da cidade de Angra do Heroísmo, muito perto das Furnas de Enxofre.

É a Associação Os Montanheiros que assegura as visitas do público, as quais decorrem durante todo o ano (na época baixa semanalmente na época alta com frequência diária). Por questões de segurança todas as visitas são feitas com guia, pelo que aconselhamos programar a vossa com antecedência pois os horários são reduzidos.

O segundo conselho, para além de calçado adequado, é levarem um impermeável a contar com temperaturas baixas e pingas de água constantes.

Se chegarem mais cedo, podem esperar numa sala rustica, adequada ao local e onde, para além de venderem os bilhetes de entrada, se encontram expostos vários artigos sobre a história da associação assim como alguma informação de espeleologia.

Há hora marcada começamos a tão desejada descida com o nosso guia.

De forma simplista podemos descrever o Algar como uma grande chaminé vertical, alargada junto à base, que resultou de um fenómeno vulcânico muito específico.

As brochuras informam que “… o Algar do Carvão terá tido origem na grande erupção do Pico Alto que lançou lava a grande distância. Posteriormente, uma outra erupção basáltica iniciou o processo da formação de um outro vulcão, o Pico do Carvão. Numa primeira fase, formou-se a zona da lagoa e as duas abóbadas sobre ela, e só numa fase final, aquando das descidas mais profundas do magma, se formou o Algar”.

Numa visita que durou sensivelmente trinta minutos descemos cerca de 100 metros de profundidade, graças a uma escadaria construída para o efeito, e observámos estalactites únicas no mundo pelas suas características de silicatos e um lago subterrâneo de águas transparentes alimentado por águas das chuvas.


A beleza deste Algar mostra-se também na vegetação que recobre o interior do cone, com incontáveis tons de verde.


Uma experiência inesquecível, com a natureza a surpreender com a imponência dos seus segredos e com a beleza das suas construções.


Sem comentários: