La Chapelle de la Madeleine

A Igreja de Santa Maria Madalena, uma das mais antigas igrejas de Bruxelas, deve a sua origem aos Irmãos da Misericórdia (século XII).

Este templo viveu uma historia atribulada até chegar aos nossos dias: Depois de anos de abandono, na sequência da requalificação urbana da cidade, que teve lugar em Bruxelas a partir de meados do século XX, a qual ditava a sua demolição, uma alteração do plano de urbanismo fez com com que se iniciassem obras de restauro e recuperação (1954/58).

As escavações, então efectuadas, revelaram sub-paredes de fundação, indiciando a existência de um santuário mais antigo, acredita-se que construído pela Ordem dos Templários.

Anteriormente situada onde hoje se encontra a Gare Centrale, esta pequena igreja acabou por ser desmantelada e reconstruída, pedra por pedra, na Rue de Madeleine.

Foi uma agradável descoberta, esta pequena igreja, que exibe uma agradável harmonia e transmite a quem a visita uma sensação de tranquilidade isolamento do barulho e do bulicio da cidade.

Apesar de se encontrar fora do percurso turístico, não podia deixar de referenciar este lugar, sobretudo aos apreciadores de Arte Sacra.

Uma chamada de atenção para a imagem de Santa Ana, que tem nos seus braços a Virgem Maria a qual embala o Menino Jesus. Uma peça digna de nota, não só pelo significado, mas também pela originalidade.

1 comentário:

Moniqie disse...

Seu blog é muito bom! tenho encontrado aqui algumas coisas que me interessam bastante, aqui existe muita criatividade, parabéns.