Furnas do Enxofre

 

Com uma paisagem vulcânica e deslumbrantes repleta de sítios de interesse geológico, esta é a ilha que tem a maior área florestal nativa do arquipélago o que se traduz numa rica geodiversidade.

Aproveitámos as boas condições meteorológicas do segundo dia da nossa estada para conhecer Furnas do Enxofre, classificadas como Monumento Natural Regional.

Localizadas na zona central da ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, e ao contrário das muito conhecidas furnas de S. Miguel, não são utilizadas para cozinhar.

Estas furnas, constituídas por um campo de fumarolas, uma área com diversas saídas de gases vulcânicos agressivos, a diversas temperaturas, algumas bastante elevadas (cerca de 95º C à superfície e de 130º C a meio metro de profundidade), podem ser observadas a partir de um passadiço, numa área total de 64.746 metros quadrados.

Como nos explicaram no local, o circuito de visitação foi concebido para permitir, por um lado, um acesso seguro aos visitantes e, por outro, a protecção dos habitats através da utilização de material rústico, integrado na paisagem.

Não foram esquecidos ao longo do percurso painéis informativos para os visitantes perceberem o que estão a observar.

Ao percorrermos o passadiço, único percurso permitido, construído no meio das fumarolas, sentimos a intensidade do cheiro das saídas de gases vulcânicos e a brisa quente a não nos deixa esquecer a temperatura do solo.

As Furnas do Enxofre estão situadas muito perto do Algar do Carvão. Local da nossa próxima paragem!

Sem comentários: